Submissão de Novos Projetos

1º ETAPA – CADASTRO DE PESQUISADORES/USÚARIOS


Para encaminhamento de Projeto de Pesquisa com Seres Humanos (direta ou indiretamente) todos os integrantes da Pesquida deverão estar cadastrados na Plataforma Brasil. Para realização do cadastro seguir as orientações abaixo:
  1. Cópia digitalizada de um documento de identidade com foto para ser submetido ao sistema (preferencialmente em formato  ‘PDF’). As imagens digitalizadas deverão ser anexadas quando da realização do cadastro. O não envio do documento provoca a não efetivação do cadastro.
  2. Também será necessário o envio do seu currículo vitae ou currículo lattes (recomenda-se o último) em formato doc, docx, odt e pdf.
  3. O email email a ser cadastrado será o seu login de acesso pelo qual receberá o andamento de suas pesquisas.
Para se cadastrar no sistema, selecione “cadastre-se”: www.saude.gov.br/plataformabrasil e em seguida ir preenchendo os campos solicitados.

No site você encontrará todas as resoluções que norteiam as Pesquisas em Seres Humanos bem como os Manuais de orientação do Sistema Plataforma Brasil.

OBS:No item de preenchimento do cadastro "Deseja vincular alguma Instituição de pesquisa?", se você for professor/técnico ou estudante da UNIDAVI, adicioná-la como instituição da qual faz parte.


2º ETAPA – CADASTRO DA PESQUISA NA PLATAFORMA


  1. Acessar o site da Plataforma Brasil: www.saude.gov.br/plataformabrasil
  2. Fazer Login com e-mail e senha
  3. Clique no ícone "Nova Submissão"
  4. Destaca-se que a Plataforma não permite que pessoas que não possuem alguma graduação cadastre o Projeto. Portanto, nesses casos quem deverá submeter o Projeto para análise ética é um Professor/Coordenador/Orientador.
  5. O CADASTRO INICIAL DA PESQUISA DEVE SER FEITO PELO PELO PESQUISADOR RESPONSÁVEL DA PESQUISA. Após o cadastro das informações preliminares da pesquisa (Etapa 1), o Professor/Coordenador/Orientador/ poderá delegar e preenchimento do Projeto na Plataforma para um ASSISTENTE (este também deverá ter cadastro na mesma plataforma). Se for delegar o preenchimento para o acadêmico/orientando, preencher o nome dele no item "assistente" e também como "equipe da pesquisa".
  6. O cadastro da pesquisa poderá ser realizado em etapas, bastando clicar em "salvar/sair" antes de fechar a Plataforma, e continuar o preenchimento em outro momento
  7. Após o preenchimento, o sistema gerará o documento "Folha de Rosto" na Etapa 5, que deverá ser impresso, assinado pelo pesquisador responsável e pela “instituição proponente” da pesquisa. Após colher as assinaturas o documento deverá ser digitalizado e anexado na Plataforma.
  • Pesquisador Responsável: Deve ser assinado pelo Professor, Orientador ou Coordenador do Projeto
  • Instituição Proponente: Instituição que o pesquisador responsável tem vínculo funcional (UNIDAVI) – Assinado e carimbado pelo responsável institucional (Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - PROPPEX).


DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO (anexados em .doc, .pdf ou .jpg):


  1. Folha de rosto com as devidas assinaturas;
  2. Declaração da Instituição/Organização da coleta de dados anexada;

  3. De ciência e parecer da(s) instituição(ões) onde será feita a coleta de dados – Assinada e carimbada pelo responsável da instituição (não deve ser assinada por nenhum dos pesquisadores);

  4. Projeto de pesquisa;
  5. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

  6. Antes de elaborar o TCLE, leia atentamente a Resolução 466/12 e a Resolução 510/16, e verifique qual delas é a mais adequada para o seu projeto de pesquisa.

  7. Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (se for o caso);
  8. Instrumentos de pesquisa - questionário, roteiro de entrevista, etc (se for o caso);
  9. Cronograma Detalhado;
  10. Planilha de custos.

  11. Todo o trâmite é online. Após realizar a triagem da documentação e aceitar o projeto, o CEP terá o prazo de até 30 dias para emitir o primeiro parecer. Os pesquisadores receberão e-mails automáticos (enviados pela Plataforma Brasil) com informações sobre o andamento de seu projeto. Também poderão a qualquer momento consultar informações na página da Plataforma Brasil.